EXAMES INTRABUCAIS
- Interproximal
- Métodos especiais
- Oclusal
- Periapical
- Técnica de localização
INTERPROXIMAL
Proporciona visualização das coroas dos dentes superiores e inferiores no mesmo filme, com precisão para o diagnóstico de lesões de cárie, cristas marginais, pontos de contato e presença de tártaro.
MÉTODOS ESPECIAIS
São tomadas radiográficas feitas com ponto de incidência, posicionamento do filme/sensor e angulação não convencional do feixe de raios-X. Geralmente complementam as informações oferecidas com tomadas convencionais.
OCLUSAL
Técnica radiográfica que examina grandes áreas da maxila e da mandíbula. É indicada para detectar fraturas, patologias, corpos estranhos ou anomalias intrabucais. Fornece imagens no plano axial (súpero-inferior).
PERIAPICAL
Abrange o dente em toda a sua extensão, coroa, raiz e os tecidos de sustentação. Essa é a radiografia mais usada em odontologia, prática comum nos consultórios odontológicos.
TÉCNICA DE LOCALIZAÇÃO
Técnicas radiográficas que têm como função dar a noção tridimensional das estruturas pesquisadas, facilitando a localização das mesmas, como dentes inclusos, dentes supranumerários, lesões e fraturas. Os mais usados são o método de Clark, método de Miller-Winter, modificação de Donovan e radiografias conjugadas